6 truques úteis que ajudam a manter frescos os alimentos por mais tempo

3.408

Hoje em dia, mais do que nunca, é essencial aproveitar os alimentos e aprender a fazê-los durar o máximo possível, para evitar mandar comida (e indiretamente, dinheiro) para o lixo e poder espaçar mais as idas ao supermercado.

Para ajudar, aqui ficam algumas dicas:

  1. Carne ou peixe congelados

Para evitar as queimaduras pelo frio, é necessário embalar corretamente os alimentos a congelar. Quantas vezes não acontece congelarmos carne e peixe e estes ficarem cheios de gelo na superfície, desidratados e com uma cor anormal? Essa oxidação ocorre quando o produto não é bem embalado, por exemplo no caso de a embalagem não aderir à carne, quando a deixamos demasiado tempo no congelador, ou quando a temperatura do mesmo não é constante. Consequentemente, o cheiro e sabor da carne ou peixe que vamos consumir são alterados. Uma forma simples de evitar isso é usar sacos próprios para congelamento, fechá-los bem e mergulhá-los numa bacia de água. Assim, conseguimos o efeito de vácuo, e o alimento durará mais tempo.

  1. Morangos

Os morangos devem ser consumida o quanto antes, pois ganham bolor rapidamente. Para retardar o processo alguns dias, encha uma tigela com água e acrescente um pouco de vinagre de maçã. Posteriormente, mergulhe os morangos nesse líquido e coloque-os novamente no frigorífico.

  1. Pão de forma

Para evitar que o pão de forma ganhe bolor, coloque um palito de aipo fresco dentro da embalagem e feche-a cuidadosamente. Passados 7 dias, as suas fatias de pão ainda deverão fofas e boas para consumo.

  1. Biscoitos

Os biscoitos que compra ou faz costumam ficar secos em pouco tempo? Para evitar isso, deve mudar a forma como os guarda no pote. Um truque para que não fiquem rijos logo no dia a seguir consiste em colocar uma fatia de pão dentro do pote!

  1. Leite

Ninguém gosta de acordar, servir-se um copo de leite e sentir um cheiro azedo. Para evitar que o leite se estrague, acrescente um pouco de sal da próxima vez que abrir um pacote de leite. Pode parecer estranho, mas resulta.

  1. Bananas

Para evitar que as bananas fiquem demasiado moles e ganhem manchas acastanhadas rapidamente, basta envolver a ponta do cacho em que as bananas se unem com um pouco de película aderente.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais