A ilha grega de Anticitera procura habitantes: eles oferecem casa, terreno e 500 euros por mês

2.002

Na Grécia, a administração local da ilha Anticitera está a oferecer habitação, terreno e um salário mensal de aproximadamente 500 euros durante os primeiros 3 anos a quem estiver disposto a mudar-se para lá, como forma de incentivo ao repovoamento do local.

Anticitera é um mini paraíso no Mar Egeu, que em conquistado pessoas de todo o muindo devido à sua beleza natural e paisagens estonteantes.

Também foi lá que foi descoberto a espécime de computador mais antiga de sempre, conhecida como “Máquina de Anticitera”. Esta máquina é uma calculadora mecânica que remonta a 100 a.C., com o objetivo de prever as fases solares e lunares.

Com o tempo, Anticitera perdeu muito o interesse por parte das populações, e atualmente tem apenas 20 habitantes.

Para que esta linda joia do Mediterrâneo não acabe por ser esquecida, iniciou-se uma campanha de recrutamento online que oferece alojamento gratuito e pagamento assegurado nos primeiros 36 meses de residência.

Embora a intenção seja principalmente atrair famílias gregas com crianças, cidadãos estrangeiros também podem concorrer.

Entretanto, já se mudaram para lá algumas famílias, e por isso a antiga escola local que estava fechada há mais de 24 anos foi reaberta.

Anticitera está localizada relativamente longe do resto da Grécia, a duas horas de navegação até Creta e quatro até a Lacónia, na Grécia Continental, mas as ofertas para novos moradores são muito tentadoras – principalmente para quem não se importa com a ideia de viver num sítio calmo, afastado da confusão.

Há cada vez mais pessoas a candidatar-se, cujas adesões serão avaliadas por uma pequena comissão que prioriza famílias com filhos ou com intenção de os ter.

PARTILHE!

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais