A maior árvore do mundo está na Índia e parece tirada de um conto de fadas

1.277

Hoje vamos dar-lhe a conhecer Thimmamma Marrimanu, uma árvore muito especial situada na Índia, considerada a maior do mundo, com uma densidade de 19.000m2.

Nas fotografias tiradas por satélite, parece uma pequena floresta no meio do nada, mas a verdade é que toda a área verde que se pode observar é a árvore.

A uma hora de carro de Bangalore, Thimmamma Marrimanu passa despercebida por maioria dos turistas.

Na Índia, as árvores são muito respeitadas e valorizadas, especialmente a nível religioso. Para ajudar a ter noção do tamanho desta grandiosa árvore, os habitantes dizem que seria possível juntar até 20.000 pessoas sob a copa das árvores.

Esta extraordinária exemplar de figueira-de-bengala, com mais de 500 anos, não é apenas fruto da natureza. Os operadores da área ajudam a guiar as raízes da árvore com postes, reforçando assim os ramos mais pesados e assegurando que recebe água suficiente para continuar a crescer (cerca de 15cm por ano).

De acordo com lendas locais, esta árvore nasceu de um mastro de uma pira funerária no ano de 1433, para onde uma mulher chamada Thimmamma se atirou depois de o marido morrer.

A árvore está associada às divindades hindus de Brahma e Shiva, que representam as raízes da árvore e das folhas.

Debaixo da imponente Thimmamma Marrimanu, esconde-se um templo muito especial, protegido há muitas gerações pela própria árvore.

Enquanto a maior parte das espécies de árvores cresce a partir do solo, a espécie figueira-de-bengala germina nas fendas da casca de outra árvore ou parede, estendendo-se até ao chão, onde se agarra com raízes que se entrançam, endurecem e acabam por absorver a árvore ou parede em que germinaram. Posteriormente, os ramos expandem-se de forma exponencial e horizontal e o processo é repetido várias vezes, o que cria a ilusão de ótica de estarmos a ver diversas árvores.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais