Aplaudir as conquistas de uma criança é encorajá-la a crescer

593

Para que o seu filho cresça emocionalmente e forme uma identidade e caráter fortes e supere as dificuldades que possam surgir, você deve aplaudir os seus feitos e contribuir para elevar a sua autoestima. Uma criança com inteligência emocional sabe ser resiliente e seguir em frente, deixando para trás os seus erros, aprendendo com eles.

Não hesite em aplaudir as conquistas do seu filho, para que ele saiba o quanto vale, que tenha o estímulo necessário para alcançar objetivos cada mais altos e que perceba o quanto você o ama e a importância de elogiar o outro quando é merecido.

Por exemplo, se o seu filho estiver com dificuldades em aprender as cores, assim que ele acertar, você terá a oportunidade de dizer: “boa, muito bem, conseguiste!”.

Mas, no futuro, é importante não confundir as responsabilidades da criança com as suas conquistas: ela terá a responsabilidade de manter o quarto arrumado, tomar banho, levantar o prato da mesa, alimentar o cão ou gato da família, entre outras tarefas acordadas em família.

Não precisa de recompensar o seu filho sempre que ele cumprir as suas obrigações, porque elas fazem parte da educação que está a incutir nele, mas lembre-se também que todos os seres humanos precisam de algum incentivo para continuar. Sem exagerar, elogie-o e abrace-o.

É bom aplaudir as conquistas dos filhos porque os ajuda a saber se estão a ir pelo caminho certo, a sentir-se seguros e a criar autoconfiança.

A disciplina e firmeza são essenciais para educar uma criança, e permitem-na aprender que deve esforçar-se muito para alcançar os objetivos que estabelecerá para ela mesma. A criança precisa que você a ensine a ser corajosa e a não se deixar intimidar e frustrar por dificuldades.

O seu filho deve aprender a distinguir a coragem da imprudência, a tirar proveito das suas más decisões e levar o fim de algumas coisas como o começo de muitas outras. Mas você não pode fazer nada disso se não tiver autoestima, se estiver infeliz e não souber valorizar-se, porque alguém que não se ama nem se respeita não pode crescer na vida.

Aplauda sempre o esforço e tenacidade dos seus filhos, exalte as suas habilidades físicas e mentais, e nunca se esqueça de lhes dizer o quanto os ama e é feliz por os ter trazido ao mundo.

Eles, com as suas virtudes e defeitos, como todos nós, tem muitas razões para receber dos seus entes queridos palavras de encorajamento e louvor que os levem ao sucesso.

Adaptado de: texto de Andria Taño, via Eres Mama (aprovado pela psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez)

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais