Artista transforma velho equipamento de agricultura em incríveis esculturas de animais

544

É preciso muito para um artista ser reconhecido na sua área. As suas obras de arte devem despertar o interesse do espectador, destacar-se da multidão e evocar uma certa emoção a quem as vê.

John Lopez, um escultor de Dakota do Sul, parece ter cumprido todos esses requisitos – as suas extraordinárias peças de arte em metal são realmente uma visão inesquecível.

O escultor recria o oeste selvagem a partir de equipamentos agrícolas velhos e descartados, e as esculturas de metal que cria são diferentes de tudo o que você já possa ter visto.

As figuras soldadas representam perfeitamente a iconografia do oeste americano. Entre algumas das obras-primas de John, encontramos um bisonte, um cavalo e um bovino Texas Longhorn.

Estas incríveis estruturas metálicas de tamanho real são feitas com materiais que se podem encontrar numa pilha de sucata – pedaços de metal, correntes, etc. John encontrou uma forma de transformar todas essas peças de metal inúteis em algo criativo e belo.

Começou como escultor de bronze clássico logo depois da faculdade, tendo criado vários monumentos para o projeto “A Cidade dos Presidentes” em Rapid City, Dakota do Sul. As suas contribuições para o projeto incluem representações de John F. Kennedy, Ulysses S. Grant, Jimmy Carter e Franklin D. Roosevelt.

Como escultor de bronze, ele visitou algumas exposições de arte em metal em Loveland, Colorado, onde viu outros artistas que fazem esculturas de sucata. John lembra-se de ter sido atraído por elas e ter ficado verdadeiramente impressionado com as suas texturas sempre que frequentava as feiras.

Ele já tinha tentado criar esculturas de metal algumas vezes, usando o equipamento de soldagem do seu padrasto, mas só começou a levar isso a sério depois de a sua tia morrer. Ela foi uma grande inspiração na vida dele, e também a sua maior fã.

John acabou por se mudar para o rancho do seu tio para ajudá-lo após a morte da tia. O seu tio queria um cemitério na sua terra, e ele ajudou-o a construí-lo. Então, esculpiu um anjo para o arco acima da entrada do cemitério, em homenagem a sua tia.

Ele diz que colocou muita energia e amor nessa pequena escultura, que marcou a mudança na sua carreira e o início da sua paixão pela arte com materiais de sucata.

“Em cada pilha de sucata, encontro algo único ou interessante que quero incorporar, para que a dinâmica da escultura esteja sempre a mudar. Não posso planear muito, tenho de estar aberto para deixar os materiais irem para onde eles pertencem. Acho tão divertido esculpir; nunca se sabe o que vai sair dali”, explica John.

Ele esforçou-se tanto para criar estas esculturas detalhadas que quase parecem vivas, como pode ver através das fotografias, todas tiradas do John Lopez Studio, onde se encontram mais trabalhos do escultor.

Assista ao vídeo abaixo para ver como John cria as suas obras de arte em metal.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais