As meias-luas brancas nas unhas: o que são e o que podem revelar sobre o nosso estado de saúde

40.779

Sabia que as unhas podem ser um reflexo do estado da nossa saúde, e por isso merecem particular atenção e cuidados?

Provavelmente, já reparou que na base das unhas tem uma pequena meia-lua mais clara e rígida. Chamada lúnula, essa área faz parte da matriz ungueal, onde se encontram mais nervos, linfa e vasos sanguíneos.

A lúnula assume dimensões muito variadas, podendo até mesmo não ser visível, ou ser mais visível em alguns dedos, como os polegares, do que noutros. Isto não significa que haja um problema de saúde, mas às vezes pode indicar anemia, desnutrição, depressão ou problema de tireoide.

Geralmente, uma lúnula saudável é de cor marfim. Se estiver acinzentada, pode significar deficiências a nível nutricional; se estiver roxa, pode indicar dores de cabeça, tonturas e problemas de circulação.

É aconselhável estar manter-se atento a possíveis mudanças nas suas unhas: se vir que já não tem lúnula onde costumava ter, ou se constatar alguma alteração na forma, cor ou tamanho de uma unha, acompanhada de outros sintomas, deve consultar um médico.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais