As pessoas emocionantemente tóxicas nunca admitem que estão erradas

4.697

As pessoas emocionalmente tóxicas têm uma grande tendência para culpar os outros ou mesmo fatores exteriores pelos seus problemas.

Quando algo corre mal, a culpa é sempre do ex, dos pais, do amigo, etc. Na verdade, até podem pedir desculpa, mas não será um pedido de desculpa sincero. Apenas o farão para manipular e conseguir o que querem, pois se não tivessem nada a ganhar, nunca admitiriam que erraram.

Elas vão sempre tentar atribuir a culpa a outra pessoa, porque não são suficientemente maduras para assumir a responsabilidade das ações. Simplesmente não sabem lidar com o facto de serem falíveis e cometerem erros.

Têm sempre a sensação de que foram forçadas a fazer coisas más devido às suas circunstâncias passadas ou presentes, quando a realidade é que são inteiramente responsáveis ​​pelas suas escolhas.

Estas pessoas nunca vão admitir as suas falhas, ou pelo menos nunca pedirão desculpa como você merece, sem reservar. E se você tiver coragem de resistir e continuar a responsabilizá-las, elas tentarão reverter a situação o máximo que conseguirem. Vão enumerar todas as coisas boas que fizeram por si e fazê-lo sentir ingrato, dirão que você também não é perfeito.

As pessoas tóxicas não sabem refletir sobre as suas decisões e comportamentos e nunca percebem que precisam de mudar. Independentemente do que você faça ou de quanto as ame, nunca conseguirá chamá-las à razão.

Estas pessoas farão de tudo para pintar uma melhor imagem delas, nem que para isso tenham de inventar mentiras, espalhar rumores e transformar a verdade à maneira delas.

Pode gritar com elas, mas isso não fará nenhuma diferença, e apenas o deixará mais frustrado. Elas têm um talento natural para “adaptar” os factos, criando a sua própria verdade, a ponto de se convencerem a elas próprias. Depois, tentam convencer os outros a acreditar na sua “verdade”, e no final, você acaba a duvidar de si mesmo e com a sensação que está a ficar louco.

Quando se deparar com uma pessoa emocionalmente tóxica, o ideal é afastar-se e resistir à fantasia de tentar ajudá-la e mudá-la. Porque nunca vai conseguir fazê-la ver a situação do seu ponto de vista. Pessoas tóxicas só pensam nelas mesmas.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais