As pessoas que decoram a casa para o Natal antecipadamente são mais felizes, revelam os especialistas

587

Já anda à procura de ideias de decorações para o Natal? Ainda faltam alguns meses para o Natal chegar, mas a época natalícia está prestes a encher o ar.

Há quem queira começar logo a decorar a casa em outubro, e quem deixe as decorações para o mês de Dezembro. Mas sabia que decorar e preparar-se para o Natal não só o poupa do aborrecimento da correria do Natal como também deixará a família mais feliz?

De acordo com especialistas sociais, a preparação precoce para o Natal faz com que uma pessoa se sinta nostálgica das suas lembranças bonitas e felizes, o que a mantém em contacto com a criança interior no seu coração, lembrando-a dos momentos agradáveis em que ainda vivia despreocupadamente e sem o stress das responsabilidades de adultos.

“Embora possam haver várias razões sintomáticas pelas quais alguém queira obsessivamente colocar decorações mais cedo, acontece mais comumente por razões nostálgicas, seja para reviver a magia durante mais tempo ou para compensar a negligência do passado”, explicou Steve McKeown, psicanalista, fundador da MindFixers e proprietário da Clínica McKeown.

Depois de ser exposto ao stress e à ansiedade provocados por problemas no seu local de trabalho ou noutro outro ambiente, ver as decorações de Natal em casa evoca sentimentos fortes e vibrantes da sua infância e nos deixa mais animados inconscientemente.

As decorações natalícias são como um lembrete do tempo em que acreditávamos na existência do Papai Noel, e estávamos sempre ansiosos pelos presentes.

De acordo com um estudo separado conduzido por Amy Morin, psicoterapeuta e autora do best-seller 13 Things Mentally Strong People Don’t Do (13 coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem), decorar a casa para o Natal também aciona as nossas melhores memórias ​​partilhadas com entes queridos que já partiram.

“Talvez a época festiva sirva como um lembrete de quando um ente querido ainda estava vivo. Para as pessoas que perderam alguém assim, decorar a casa cedo pode ajudá-las a sentir-se mais conectadas com esse alguém”, explicou Amy.

Mas recordar as nossas memórias mais queridas, partilhadas com as pessoas mais especiais da nossa vida, não é a única vantagem de decorar a casa antecipadamente.

Segundo um estudo publicado no Journal of Environmental Psychology, uma casa natalícia transmite a sensação que as pessoas que lá vivem são amigáveis e acessíveis.

“Existe uma correlação entre decorar uma casa no Natal e parecer mais aberta e social para os vizinhos. O estudo indica que decorar a casa sazonalmente pode ajudar pessoas sem amigos no seu quarteirão a integrar-se nas atividades sociais do bairro”, disse um dos especialistas.

Você conhece alguém que decora e se prepara para o Natal mesmo antes do Halloween? Se sim, provavelmente são os seus vizinhos que parecem mais felizes e satisfeitos com a vida.

Pode parecer estranho ou ridículo, mas não há nada a perder em começar a preparar a sua casa para a temporada de Natal. Afinal, não há mal algum em tentar dar mais alegria à casa e à sua vida!

Curiosidade: sabia que existe um país que celebra o Natal para lá do mês de dezembro? Nas Filipinas, o Natal começa em setembro e dura até 9 de janeiro, e talvez seja essa uma das razões pelas quais foi classificado como o terceiro país mais feliz do mundo.

Se já esteve a procurar ideias sobre as melhores decorações de Natal e alguém o desincentivou, não se preocupe – não está sozinho.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais