Bonecas ajudam a devolver alegria e autoestima para pacientes com Alzheimer

1.576

Já conhece a Terapia do Abraço? Esta é uma técnica que tem sido cada vez mais utilizada nos EUA, e consiste em disponibilizar bonecas a pacientes com Alzheimer, para estimular a sua autoestima e alegria.

Esta técnica ajuda a aliviar o stress, reduzir a depressão e a ansiedade, e desenvolver emoções positivas, pois remonta-os aos tempos felizes em que se tornaram pais.

Os resultados têm sido incríveis – ao colocar as bonecas aos cuidados dos mais velhos, o humor e autoestima deles cresceu consideravelmente, o que reduziu a sua tendência a desligar-se da realidade e a necessidade de medicamentos para a ansiedade.

Atualmente, a Terapia do Abraço é usada nas comunidades de tratamento do Poet’s Walk Memory Care, oito casas de repouso americanas, nas cidades de Leesburg, Fredericksburg e Warrenton (Virgínia), nas instalações do Texas em Cedar Park Rock e San Antonio, em Handerson (Nevada) e Sarasota (Flórida).

“A minha mãe ganha vida quando abraça estas bonecas”, conta April Hannewald, filha de uma das utentes da comunidade de cuidados em Nevada.

Segundo April, a mãe fala cada vez menos, mas quando passo com ela pelas bonecas, ela começa a dizer frases inteiras, como “oh, olha, o que é que os bebés estão a fazer?”.

“Entre as diversas formas de terapia recreativa que os nossos cuidadores oferecem, descobrimos que a Terapia do Abraço é uma das mais simples e mais terapêuticas. É também uma das mais bem-sucedidas, pois dá aos nossos residentes um propósito que eles desejam”, explica Terra Brown, iretora executiva da Poet’s Walk Warrenton.

Para os estabelecimentos que tencionem implementar uma terapia semelhante, o programa Terapia do Abraço recomenda a utilização de bonecas que não emitam nenhum tipo de som, uma vez que isso pode gerar stess paa os pacientes.

 

É também importante que as bonecas sejam tratadas por todos como se fossem bebés reais, e não brinquedos.

“Quando me sento com a minha mãe e ela fica inquieta e distraída, tudo o que tenho de fazer é dar-lhe uma boneca. Ela fica logo com um sorriso no rosto, fala com a bebé e beija a testa dela frequentemente”, conta April.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais