Esta cidade construiu várias casas minúsculas para responder ao problema crescente dos sem-abrigo

522

O aumento do número de sem-abrigo no sul da Califórnia tem preocupado bastante as entidades responsáveis, mas graças a uma grande ideia da empresa Pallet, com sede em Washington, e aos esforços das autoridades municipais, uma provável solução para esse problema parece ter sido encontrada.

Essa solução veio na forma de pequenas casas de 2,5 x 2,5 metros, feitas de paletes erguidas na Kingsdale Avenue.

Estas casas foram originalmente projetadas como abrigos temporários para socorro em desastres após o furacão Katrina, que permitissem às vítimas preservar a sua privacidade e dignidade enquanto recuperavam do trauma.

Então, mais de uma década depois, a ideia de destiná-las a sem-abrigos foi apresentada pelos funcionários da Pallet, uma “empresa de propósito social” que emprega ex-toxicodependentes, ex-reclusos e sem-abrigos.

Cada unidade, feita de alumínio (à prova de ferrugem), pode ser configurada e pronta para uso numa questão de horas. Para além disso, cada painel é feito de material não orgânico semelhante à fibra de vidro.

As unidades de paletes são equipadas com duas camas, colchões, estantes, aquecedor, ar condicionado e painéis elétricos, podendo ser facilmente higienizadas.

“Os sem-abrigo que ajudámos com esta iniciativa ficaram muito gratos por poderem finalmente sentir-se seguros e quentes a dormir à noite. É transformador”, contou o CEO da Pallet.

Além de ter dado um teto aos sem-abrigo, a cidade ainda investiu em casas de banho portáteis e chuveiros móveis para eles.

Estes abrigos são projetados para pessoas que precisam de ajuda temporária – a visão é que sirva como trampolim para que se reergam e consigam habitação permanente.

As unidades vão permanecer lá por 6 meses, e depois a prefeitura fará uma reavaliação. Se for necessário movê-las, podem facilmente ser desmontadas, transportadas e montadas novamente – cabem cerca de 30 unidades num camião.

O condado de Riverside instalou 30 unidades Pallet em março, e Los Angeles já tem várias encomendadas para o início do próximo ano.

É ótimo ver as autoridades municipais e empresas como a Pallet a ser proativas relativamente a questões como esta, em vez de olhar para o outro lado.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais