Cidade fantasma foi dominada pela natureza – agora os turistas não a largam

4.928

À primeira vista, Houtouwan parece uma vila de pescadores costeira normal. Situada na China, está localizada na pequena ilha de Shengshan, no Mar da China Oriental.

Há 30 anos, foi povoada por um milhares de pescadores e pelas suas famílias, mas agora é famosa por ter sido abandonada.

A concorrência da cidade vizinha de Xangai fez com que a sobrevivência na aldeia fosse insustentável, de maneira que os moradores tiveram de a abandonar rumo ao continente. Desde então, foi tomada de volta pela natureza.

Embora não seja verdadeiramente habitável, a vegetação inóspita que se apoderou da cidade fez dela uma atração turística.

Os turistas não podem ficar na aldeia, pois não existem hotéis, e a única coisa à venda é água engarrafada.

Atraídas por fotografias que apareceram originalmente no site chinês Weibo, há alguns anos, muitas pessoas ficaram encantadas com a vila “recuperada pela natureza”.

Musgo e plantas verdes agora cobrem todas as casas e serpenteiam por estradas e caminhos pedestres. A vila parece algo saído de um conto de fadas, por isso, naturalmente, as pessoas querem visitá-la.

As primeiras fotografias a causar furor foram tiradas pela fotógrafa Jane Qing no Weibo.Já em 2007, Joe Nafis aventurou-se na área para tirar mais fotografias, levando um drone com ele para imagens aéreas.

Isso ainda foi antes de muitas pessoas viajarem até lá, por isso a sua jornada foi mais árdua. De acordo com a National Geographic, Nafis demorou 36 horas para chegar à vila.

Agora, a viagem demora “apenas” 6 horas de Xangai, começando na estação de autocarro Nanpu Bridge para a Ilha Shengshan ou para a Ilha Gouqi, que é ligada a Shengshan através de uma ponte. Passadas 4 horas, tem de se encontrar um táxi para Houtouwan e caminhar pela vila a pé. Se se quiser comer ou descansar, será necessário recorrer a uma das outras aldeias da ilha.

Por outro lado, se fosse fácil para os turistas chegarem lá, já não seria um local tão belo. Em vez disso, estaria repleto de hotéis e restaurantes a estragar a magia.

De acordo com a CNN, os funcionários do arquipélago de Shengsi ficaram cautelosos com a recente popularidade da cidade.

“As nossas linhas telefónicas estão lotadas e estamos a atrair mais turistas para Houtouwan. Pedimos aos visitantes que mantenham a sua tranquilidade por enquanto”, disse um funcionário da Shengshan Island num comunicadohá algum tempo

Mas o governo só pôde ignorar o potencial de receita da famosa vila durante um tempo. No ano passado, abriram uma plataforma de observação para visitantes que podem pagar US $ 3 para visualizá-lo de longe (sem danificar as vinhas imaculadas).

Um passe de caminhada custará US $ 8, embora não seja mais fácil chegar à vila do que há alguns anos. Contudo, vai encontrar novas acomodações para dormir e tomar o pequeno almoço na ilha – apenas não na própria cidade.

Para ter uma noção de quantas pessoas estão interessadas em Houtouwan, até mesmo essas pequenas quantias de dinheiro somaram mais de US $ 100.000 em receita no ano de 2017.

Os “fantasmas” desta cidade de conto de fadas foram afugentados, agora resta saber quanto tempo poderá ela sobreviver à sua fama…

Veja as imagens e PARTILHE!

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais