Cientistas descobrem uma super Terra com água e bem próxima da nossa

14.803

Recentemente, os cientistas da University College London descobriram um planeta a aproximadamente 110 anos-luz da Terra, o primeiro considerado potencialmente habitável fora do nosso sistema solar.

Os cientistas descobriram vapor de água nesse planeta, apelidado de “super Terra”, que aparentemente tem o dobro do tamanho do nosso planeta, e 8 vezes a sua massa.

O K2-18b (nome científico do planeta recém-descoberto) tem uma atmosfera e faixa de temperatura ideais para a existência e sobrevivência de seres vivos.

Para além disso, o planeta encontra-se mais próximo da sua estrela do que a Terra do Sol, o que indica que os anos lá são mais curtos – a sua órbita ficaria completa em 33 dias, em comparação com os nossos 365 dias.

Este novo planeta foi visto pela primeira vez através de uma sonda Kepler em 2015, mas como a análise dos dados demora algum tempo, só agora foram relevados os pormenores.

Embora o K2-18b esteja demasiado longe para os astrónomos o verem, é possível observar como a luz penetra na atmosfera do planeta enquanto gira à volta do seu próprio sol.

“É o único planeta fora do nosso sistema solar que sabemos que tem a temperatura certa, uma atmosfera e água”, conta o Dr. Angelos Tsiaras, autor do estudo.

Ainda há muito por descobrir sobre o K2-18b, pelo que os cientistas continuam a estudá-lo e à possibilidade de este ser habitável.

Passado mais de 1 ano a trabalhar nesta descoberta, que acabaram por publicar na revista Nature Astronomy, os cientistas acreditam que o K2-18b não seja o único planeta com essas características.

Entretanto, aguardam pelo avanço da tecnologia, como o Telescópio Espacial James Webb, cujo lançamento se realizará em março de 2021, para conseguir aprofundar a investigação.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais