Como começar a meditar: passos básicos para fazer no conforto da sua casa
Atualmente, vivemos com muita agitação, e o stress acaba por nos afetar física e mentalmente, pelo que é importante arranjar formas de descontrair.
A meditação é uma prática excelente, que já provou melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas, e tem ainda a vantagem de poder ser feita em casa.
Muitas pessoas acham que não são capazes de meditar e acabam por desistir porque não conseguem limpar totalmente a mente de pensamentos durante as primeiras vezes. Porém, isso é totalmente normal, pois é preciso prática, tal como com qualquer exercício. É um processo, e qualquer pessoa tem a capacidade de meditar.
De seguida, deixamos alguns dos passos básicos para fazer meditação em casa:
-
Espaço adequado
Antes de mais, deve instalar-se num espaço calmo e relaxante, de preferência muito confortável e silencioso, como o seu quarto ou o jardim. É importante que haja circulação de ar e luz, para conseguir relaxar com o som e o ambiente natural. Pode colocar velas no quarto e fechar as cortinas para criar um ambiente acolhedor.
-
Sensação de conforto
Quando for meditar, vista-se com roupa confortável e coloque um tapete ou cobertor no chão para não se magoar nem cansar. Pode prender o cabelo para deixar o rosto livre de desconforto e distrações. Experimente aplicar essências no seu corpo ou no ambiente à sua volta para uma melhor experiência.
-
Técnicas
- Sente-se confortavelmente e cruze as pernas – não é necessário cruzá-las na perfeição, basta que fiquem entrelaçadas, sem provocar dor nos pés ou joelhos.
- Solte os braços para os lados e respire para os ombros relaxarem e o peito se ajustar à postura adotada.
- Estique as costas até estarem retas, mas tente não enrijecer a coluna – apenas o suficiente para a respiração fluir pelo corpo.
- Respire calmamente nessa posição, coloque as mãos nos joelhos, abra as palmas das mãos e feche os olhos.
- Com os olhos fechados, contacte com o seu interior. Comece a respirar normalmente, passando mentalmente por todas as partes do corpo, desde os dedos dos pés ao cabelo.
- Enquanto se foca em cada parte do corpo, respire fundo para sentir o ar a encher os pulmões ao inspirar, e a viajar por todo o corpo ao expirar.
- Solte o aro do nariz, concentrando-se nos movimentos de todo o seu corpo, desde as costas, peito, quadril, pélvis, pernas, joelhas, pés e cada dedo.
- Deve fazer no mínimo 10 respirações profundas para conseguir relaxar todas as ligações do corpo e da mente. É provável que fique com sono, o que indica que conseguiu descontrair completamente.
Experimente e PARTILHE!