Como começar a meditar: passos básicos para fazer no conforto da sua casa

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Atualmente, vivemos com muita agitação, e o stress acaba por nos afetar física e mentalmente, pelo que é importante arranjar formas de descontrair.

A meditação é uma prática excelente, que já provou melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas, e tem ainda a vantagem de poder ser feita em casa.

Muitas pessoas acham que não são capazes de meditar e acabam por desistir porque não conseguem limpar totalmente a mente de pensamentos durante as primeiras vezes. Porém, isso é totalmente normal, pois é preciso prática, tal como com qualquer exercício.  É um processo, e qualquer pessoa tem a capacidade de meditar.

De seguida, deixamos alguns dos passos básicos para fazer meditação em casa:

  • Espaço adequado

Antes de mais, deve instalar-se num espaço calmo e relaxante, de preferência muito confortável e silencioso, como o seu quarto ou o jardim. É importante que haja circulação de ar e luz, para conseguir relaxar com o som e o ambiente natural. Pode colocar velas no quarto e fechar as cortinas para criar um ambiente acolhedor.

  • Sensação de conforto

Quando for meditar, vista-se com roupa confortável e coloque um tapete ou cobertor no chão para não se magoar nem cansar. Pode prender o cabelo para deixar o rosto livre de desconforto e distrações. Experimente aplicar essências no seu corpo ou no ambiente à sua volta para uma melhor experiência.

  • Técnicas

  1. Sente-se confortavelmente e cruze as pernas – não é necessário cruzá-las na perfeição, basta que fiquem entrelaçadas, sem provocar dor nos pés ou joelhos.
  2. Solte os braços para os lados e respire para os ombros relaxarem e o peito se ajustar à postura adotada.
  3. Estique as costas até estarem retas, mas tente não enrijecer a coluna – apenas o suficiente para a respiração fluir pelo corpo.
  4. Respire calmamente nessa posição, coloque as mãos nos joelhos, abra as palmas das mãos e feche os olhos.
  5. Com os olhos fechados, contacte com o seu interior. Comece a respirar normalmente, passando mentalmente por todas as partes do corpo, desde os dedos dos pés ao cabelo.
  6. Enquanto se foca em cada parte do corpo, respire fundo para sentir o ar a encher os pulmões ao inspirar, e a viajar por todo o corpo ao expirar.
  7. Solte o aro do nariz, concentrando-se nos movimentos de todo o seu corpo, desde as costas, peito, quadril, pélvis, pernas, joelhas, pés e cada dedo.
  8. Deve fazer no mínimo 10 respirações profundas para conseguir relaxar todas as ligações do corpo e da mente. É provável que fique com sono, o que indica que conseguiu descontrair completamente.

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