Como limpar as lentes dos óculos

1.308

Se você usa óculos, provavelmente reconhece como é irritante ter sujidade nas lentes, algo que pode mesmo causar cansaço visual e dores de cabeça.

Para além disso, as bactérias têm maior probabilidade de crescer em vidros que não são limpos há algum tempo. Então, pode dar-se a multiplicação de germes em áreas sensíveis, como o nariz e os olhos, o que comporta riscos para o bem-estar e saúde.

Segundo o Dr. Jonathan Wolfe, optometrista de Nova Iorque, uma limpeza rápida dos óculos deve fazer parte da rotina diária de cuidados oculares de qualquer pessoa.

Idealmente, a limpeza das lentes deve ser feita tal como é recomendado pelo fabricante das mesmas, especialmente se forem graduadas, para não correr o risco de as riscar.

Para ajudar, até em momentos em que possamos não ter os produtos mais indicados à mão, deixamos algumas dicas de como limpar as lentes devidamente:

  • Spray de limpeza

Utilize um spray de limpeza de lentes, adquirido em farmácias ou oculistas, borrifando um pouco em cada lente e limpando com um pano de microfibra limpo.

  • Detergente da loiça

Deite uma gota de detergente em cada lente, de ambos os lados, e faça movimentos circulares. Enxague debaixo da torneira e deixe secar ao natural. Quando os óculos estiverem secos, limpe-os com flanela para finalizar e remover possíveis manchar. Caso tenha pressa, seque com papel-toalha, sem esfregar, dando apenas batidinhas suaves para absorver a água.

  • Pasta de dentes

A pasta de dentes é uma ótima aliada para remover riscos e sujidade difíceis de óculos de vidro, podendo ser aplicada diretamente nas lentes em pequena quantidade e com movimentos circulares. Posteriormente, tal como quando usar detergente, lave a pasta com água corrente e deixe secar ao natural. Finalize com um pano de microfibra ou papel-toalha.

  • Spray caseiro

Pode fazer o próprio spray de limpeza caseiro misturando 50 ml de água destilada com 3 gotas de detergente num frasco e agitando. Pode levar consigo o spray para todo o lado, e no final limpar com um pano de microfibra limpo.

PARTILHE!

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais