Conheça Bear, o cão que está a farejar e a salvar coalas feridos nos incêndios da Austrália

1.003

Hoje vamos dar-lhe a conhecer Bear, um cão mistura de border collie com koolie, com uns lindos olhos azuis, que trabalha para o Detection Dogs for Conservation, tendo sido treinado para farejar coalas deslocados, doentes, órfãos e feridos na natureza.

Atualmente com 6 anos, Bear foi deixado no Detection Dogs For Conservation pelos ex-proprietários, que já não tinham possibilidade de tomar conta dele.

Nos últimos tempos, Bear tem estado muito ocupado, devido aos muitos incêndios florestais que estão a assolar a Austrália, queimando os habitats de muitos animais, em especial dos coalas.

Bear foi enviado para áreas queimadas na Austrália para ajudar os Serviços de Emergência e Bombeiros de Queensland, QFES e Queensland Koala Crusaders e Wildcare Australia Inc.

Apesar de ser adorável imaginar um cão a resgatar um coala, é uma tarefa muito complicada. Para conseguir fazer o seu trabalho, os cães salvadores de coalas têm de se desinteressar pelas pessoas e não se deixar distrair por potenciais presas. Felizmente, Bear tem todas estas qualidades.

“Ele foi levado para avaliação quando tinha cerca de 1 ano de idade. Numa questão de minutos, a equipa sabia que ele era “o tal”, que eles estavam à procura há tanto para treinar em coalas vivos. Ele tem imensa energia, é obsessivo, não gosta de ser tocado e não tem interesse nas pessoas, o que, infelizmente, significa que não é o animal de estimação ideal para uma família. Mas essas qualidades fazem dele um candidato perfeito para um cão de deteção e é exatamente por isso que ele foi escolhido. O Bear é altamente focado e adora a recompensa – a sua bola”, disse o porta-voz do IFAW, que financia o treinamento e a manutenção de Bear.

Sendo treinado para encontrar coalas vivas, é especialmente eficiente durante desastres naturais, como os incêndios atuais.

Nestes casos, não costuma haver fezes novas para farejar, e mesmo que haja, nem sempre levam ao coala que as fez – mas Bear consegue detetar e orientar equipas de resgate, levando-os ao encontro dos animais, até mesmo que se encontrem no cimo de árvores queimadas.

Bear é um pequeno grande herói. PARTILHE!

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais