Conheça os novos sinais de trânsito que irão entrar em vigor a partir de 2020

2.607

A partir do mês de abril do próximo ano 2020, entrarão em vigor novos sinais de trânsito e de informação, em especial para indicar áreas de residência ou coexistência de viaturas e peões e zonas de emissões reduzidas, onde apenas podem circular veículos menos poluentes.

Entre os sinais de perigo, será lançada uma passagem para velocípedes e o aviso que a via pode ser atravessada por linces-ibéricos e anfíbios.

Quanto aos novos sinais de obrigação, surgem os indicadores de via obrigatória para motociclos e via reservada a veículos com alta taxa de ocupação.

Passarão também a existir, no piso das estradas, sinais de alerta dos limites de velocidade em locais onde “possam ocorrer situações de especial perigosidade”, complementando a sinalização vertical, que indica a proibição de circular acima dos 30km/h.

“Em resposta à evolução social, introduzem-se novos sinais de informação, novos símbolos de indicação turística, geográfica, ecológica e cultural, bem como novos quadros com a representação gráfica dos sinais dos condutores, dos agentes reguladores do trânsito e dos sinais luminosos”, estabelece o decreto regulamentar.

De acordo com esse mesmo decreto, os sinais de trânsito que não estejam em conformidade com estas alterações continuam válidos até à sua substituição pelos novos sinais já publicados, o que deve acontecer até dia 1 de janeiro do ano de 2030.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais