Covid-19: um especialista de higienização de ambientes dá-nos 5 conselhos úteis para desinfetar a nossa casa
Atualmente, vivemos um momento histórico alarmante devido à pandemia global do novo coronavírus, COVID-19.
A velocidade com que este vírus se tem espalhado e a sua taxa de mortalidade tem motivado medidas de prevenção um pouco por todo o mundo.
Assustadas, muitas pessoas têm feito corridas ao supermercado para adquirir álcool em gel, todo o tipo de enlatados, papel higiénico, entre outros artigos. Porém, é importante manter a prudência, evitar comportamentos extremos e adotar bons hábitos.
Matteo Fadenti, especialista italiano em higienização de ambientes e prevenção de riscos no local de trabalho, fez questão de sublinhar a importância da limpeza em casa e deixou 5 sugestões:
-
Tirar sempre os sapatos à entrada de casa e limpar bem o chão
Sempre que voltar da rua, retire imediatamente os sapatos e arrume-os num local designado perto da entrada. Para desinfetar o chão, remova a sujidade com uma vassoura ou aspirador e use um detergente, álcool ou produto à base de cloro.
-
Tenha atenção às esponjas e panos
Os panos e esponjas devem ser constantemente limpos e trocados com regularidade, para evitar resíduos de sujidade. Para os desinfetar, em especial as esponjas, coloque-as de molho com produtos indicados para esse fim.
-
Escolha um bom desinfetante
Muitas pessoas estão confusas em relação ao melhor desinfetante: álcool, água sanitária, vinagre, detergentes específicos? Na verdade, o álcool é bastante eficiente contra o Covid-19, e a mistura com água – de 60 a 90% – pode ajudar na proteção.
-
Limpe as mesas, bancadas, maçanetas e interruptores o melhor possível
Diariamente, estamos constantemente a tocar nestas superfícies com as mãos, pelo que é importante mantê-las o máximo limpas e higienizadas. De acordo com Fadenti, a mesa da cozinha deve sempre ser higienizada antes das refeições.
-
Aposte no vapor
Se tem aparelhos para limpar com vapor, use-os. O vapor esteriliza e higieniza devido às altas temperaturas, pelo que é um ótimo aliado nesta altura.
Por último, lembramos que deve sempre usar os produtos desinfetantes segundo as indicações dos seus fabricantes.