Crocodilo em perigo de extinção carrega os seus 100 bebés nas costas

861

Dhritiman Mukherjee, fotógrafo indiano da vida selvagem e conservação, passou os últimos 20 anos a dedicar a sua vida a documentar e proteger os animais.

Passando mais de 280 dias por ano na selva, ele já teve oportunidade de ver muitos momentos incríveis.

Mais recentemente, tirou uma fotografia incrível de um gavial (ou crocodilo) em perigo de extinção a carregar os seus 100 bebés pela água.

A imagem foi nomeada para o prestigioso concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, organizado pelo Museu de História Natural de Londres.

Também conhecido como crocodilo comedor de peixe, os gaviais fazem parte da ordem dos Crocodilia – na verdade, são um dos maiores crocodilos vivos. Esta espécie antiga foi retratada pela primeira vez há mais de 4.000 anos, mas infelizmente a sua população diminuiu drasticamente na década de 1930. Na década de 1980, programas de reprodução em cativeiro foram implementados na Índia e no Paquistão, mas ainda assim o gavial continua a enfrentar grandes dificuldades devido à perda de habitat e esgotamento de recursos.

Esse é um dos motivos pelos quais a fotografia tirada por Mukherjee é tão adorável e emocionante.

“Este macho acasalou com 7 ou 8 fêmeas. Normalmente, o gavial é um crocodilo bastante tímido em comparação com os crocodilos de água salgada e do pântano, mas este era muito protetor e se eu chegasse muito perto, sei que me iria atacar. Pode ser muito agressivo”, explicou o fotógrafo.

Não há dúvidas de que este pai está a fazer a sua parte para ajudar a aumentar o número de gaviais, que caiu de 20.000 para pouco menos de 1.000 numa pequena área concentrada no sul da Ásia.

Felizmente, Mukherjee manteve-se a uma distância segura e conseguiu captar o comportamento marcante do animal.

Embora não seja incomum que crocodilos carreguem os seus filhotes, a maneira como este gavial o fez foi diferente. Normalmente, os crocodilos usam a boca para transportá-los, mas este transportou-os às costas.

PARTILHE!

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais