Desafio para combater a poluição por pontas de cigarro torna-se viral nas redes sociais
Para além de ser extremamente prejudicial ao corpo humano, o tabaco é, juntamente com o plástico, o maior responsável pela poluição.
O tabaco provoca muitas doenças, como hipertensão arterial, enfarte, bronquite crónica, enfisema pulmonar, cancro do pulmão, da boca e da laringe, entre outras.
Mas o que muitos não sabem é que para além de um perigo para aos humanos, o tabaco representa também uma grande ameaça para a vida animal.
Segundo a Ocean Conservancy, patrocinadora anual de limpeza de praias, foram colhidos em 32 anos mais de 60 milhões de beatas dos mares, o que coloca o tabaco em primeiro lugar na lista de responsáveis pela poluição oceânica, mesmo acima do plástico.
Atualmente, as beatas correspondem a 1/3 dos materiais retirados do fundo do mar, sendo que foram encontrados resíduos de cigarros em 70% e 30% das aves e tartarugas marinhas, respetivamente.
Mas os animais marinhos não são os únicos a sofrer com isto – muitos outros têm sido vistos a alimentar-se de beatas por engano, vindo a falecer mais tarde.
Infelizmente, os animais são as maiores vítimas deste negócio humano, que até mesmo às pessoas faz tanto mal.
Bref. pic.twitter.com/nvJWlHbLl9
— Jason Prince (@Jsn_Drk94) 31 юли 2019 г.
Thomas Novontny, fundador do Projeto de Poluição dos Beatas de Cigarro, revelou que são produzidos aproximadamente 5,5 triliões de cigarros anualmente, e que levam mais de 25 anos a decompor-se por completo.
A pensar nisso, foi lançado nas redes sociais um desafio que motiva todos nós a apanhar lixo perto do nosso local de residência e a fotografar o antes e o depois para mostrar a diferença.
Este desafio tem inspirado pessoas por todo o mundo, e agora há uma versão que consiste em apanhar beatas do chão e colocá-las dentro de garrafas de plástico, criada pelo jovem francês Jason Prince.
Check this out: //t.co/Sxe1Ljuxz8 French students rock!! Share, share to help the momentum spill to more countries ❌🚬🌎 #FillTheBottle pic.twitter.com/xT0Mllq6ea
— Nimali Samarasinha (@nimali_brux) 13 август 2019 г.
Quando Jason reparou em como as ruas da sua cidade estavam repletas de beatas, resolveu começar a apanhá-las para colocar numa garrafa de plástico, e ficou em choque ao constatar que em apenas 20 minutos e poucos metros tinha conseguido enchê-la.
Após publicar a fotografia no Twitter, a amiga Amel Talha resolveu partilhá-la com a hashtag #FillTheBottle (“encha a garrafa”) e desafiou os amigos a fazer o mesmo.
Em pouco tempo, a hashtag tornou-se viral, e a própria Nimali Samarasinha, do Conselho Europeu de Informação Alimentar publicou na sua conta do Twitter o resultado da sua recolha.
Até agora, milhares de pessoas e instituições já saíram às ruas para fazer a sua parte na luta contra a poluição.
E você, aceita o desafio?