Dormir com pessoas que ressonam pode ser prejudicial à saúde, segundo estudo científico

4.213

Quem nunca perdeu preciosas horas de sono por ter alguém da família que ressona? Este é um problema bastante comum, que pode realmente tornar-se prejudicial para a saúde a longo prazo, tendo em conta que um sono de qualidade é essencial para o bom funcionamento do organismo.

Estar constantemente sujeito ao som dos roncos de outra pessoa priva-o de dormir devidamente e recarregar as baterias depois de um dia de trabalho, pelo que ocorrem dificuldades a nível da regulação do metabolismo, consolidação da memória e humor.

As fases de sono são inconstantes para quem dorme ao lado de pessoas que ressonam, e isso é negativo para o seu bem-estar geral.

Um estudo realizado pela Queen’s University, em Ontário, no Canadá, selecionou quatro casais com idades compreendidas entre os 35 e os 55 anos, em que um dos cônjuges ressonava. A conclusão foi que os efeitos dos roncos não são tão evidentes nas pessoas que de facto ressonam, como nos que estão à sua volta, que sofreram consequências psicofísicas devido à constante exposição ao ruído.

É muito importante dormir num ambiente tranquilo e silencioso, que contraste com o barulho a que estamos sujeitos durante todo o dia – segundo uma investigação do Imperial College of Science em Londres, quem reside perto de aeroportos ou sítios barulhentos tem maior probabilidade de vir a desenvolver problemas auditivos, stress, ansiedade, pressão alta e irritabilidade.

Quanto mais alto o ruído, maiores são os riscos de saúde, mesmo que a pessoa consiga dormir e não acordar durante a noite. Os roncos ultrapassam os 35 decibéis, e o cérebro regista toda essa atividade que não deveria existir, pelo que não regenera como era suposto.

Em suma, estas investigações devem servir para que as pessoas reconheçam a necessidade de consultar um médico e solucionar os seus problemas de respiração noturna, não só pelo próprio bem, como pelo bem de quem as rodeia.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais