É possível acabar com o paladar viciado em doce: nutricionista ensina 4 passos

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Se pertence ao grande grupo de pessoas com paladar doce, que adora adoçar os alimentos, desde o café à salada de fruta, provavelmente sabe como isso pode acabar por prejudicar a saúde, levando ao excesso de peso.

Muitas pessoas tentam largar o vício dos doces, mas falham porque não é fácil e ficam desmotivadas, metendo na cabeça que não é possível mudar isso.

Porém, a verdade é que qualquer pessoa pode acabar de vez com o vício e tornar-se mais saudável, se tiver um pouco de disciplina e dedicação.

 

O principal a reter é que quanto mais estimulamos o paladar doce, mais doces vamos desejar. É a nutricionista funcional Paola Cariello que alerta para isso, e faz questão de nos ajudar com a sugestão de 4 passos a adotar para acabar com o vício dos doces:

  • Comece por incluir um sabor diferente aos seus pratos, como vegetais mais amargos, azedos e intensos, como rúcula, agrião, acelga, chicória, endívia, rabanete, alho-porro, cebolinha, coentros, entre outros.

  • Consuma chás e café sem açúcar nem adoçante – é uma questão de hábito, e aqui a chave é fazer a mudança gradualmente. Inicialmente, pode ser difícil, mas se reduzir a quantidade de açúcar adoçante a cada 3 dias, vai de certeza conseguir habituar-se.

  • Ingira mais frutas ácidas e azedas, como maracujá, morango, kiwi, abacaxi, frutos vermelhos, entre outros. Pode também beber água com limão depois de acordar.

  • Inclua na sua alimentação especiarias termogénicas e anti-inflamatórias, como a canela, o alecrim, a pimenta rosa/preta, o gengibre, etc. Tal como nos habituámos ao sabor doce, podemos adaptar o paladar para alimentos mais amargos.

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