Eles criaram paletes de coco que podem economizar 200 milhões de árvores por ano

1.057

Os coqueiros são muito importantes na Índia peninsular, pois os seus frutos são frequentemente usados na culinária e no fabrico de artigos para casa. Por outro lado, geram uma grande quantidade de resíduos que acaba na rua e contribui para a poluição do ar quando queimada.

O governo local ainda não fez nada quanto a essa questão ambiental, mas o projeto CocoPallet promete ajudar ao dar um propósito aos restos de coco.

A CocoPallet faz paletes de transporte totalmente biológicas a partir de cascas de coco, substituindo assim a madeira e poupando milhões de árvores.

Por ano, estima-se que sejam produzidas 1.700 milhões de paletes de madeira para exportadores asiáticos, provocando a utilização desnecessária de cerca de 200 milhões de árvores.

As paletes da CocoPallet são apenas compostas por fibras naturais e lignina e não têm resinas sintéticas nem requerem tratamentos nocivos ou dispendiosos. Para além disso, a sua produção gera rendimento extra para os agricultores locais.

Michiel Vos, o fundador da CocoPallet, improvisou o projeto com a tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Wageningen.

Esperamos que continuem a surgir iniciativas sustentáveis como esta, e que as grandes companhias invistam nelas.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais