Engenheiro cego inventa bengala inteligente que usa o Google Maps para ajudar pessoas cegas a deslocarem-se

764

A tecnologia está cada vez mais avançada, e oferece ajudas e soluções para os mais variados problemas, entre elas as deficiências.

Recentemente, foi lançada uma bengala inteligente inovadora, chamada WeWalk, com o objetivo de ajudar pessoas cegas a andar pela rua sozinhas, de forma muito mais segura e eficiente.

A mente por detrás desta invenção é a de Kursat Ceylan, um engenheiro, também ele com deficiência visual, que é o CEO e co-fundador da Young Guru Academy, organização turca sem fins lucrativos.

Por ser cego, Kursat sabe bem as dificuldades que as pessoas invisuais passam no seu dia-a-dia, e fez questão de aplicar os seus conhecimentos na invenção de algo útil que melhorasse a vida delas.

“Atualmente, falamos de carros voadores, mas estas pessoas usam apenas uma simples bengala. Enquanto cego, quando estou na estação do metro, não sei qual é a minha saída. Não sei que autocarro está perto da paragem, que lojas estão à minha volta. Esse tipo de informação pode ser fornecida através do WeWalk”, explicou Kursat à CNN.

Esta bengala inteligente está equipada com colunas de som embutidas, assistente de voz, Google e sensores que enviam vibrações de alerta para obstáculos acima do nível do peito.

De momento, a bengala que promete facilitar e melhorar em muito a vida das pessoas invisuais, encontra-se à venda no site da empresa, por aproximadamente 450 euros.

PARTILHE!

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais