Enquanto a humanidade está em quarentena, o Planeta Terra restabelece-se!
Nos momentos mais difíceis, é importante tentar ver o lado positivo. Atualmente, o mundo inteiro está a braços com uma assustadora pandemia, que obrigou muitos países a parar o seu funcionamento normal.
As pessoas estão fechadas em casa de quarentena, as ruas vazias, as cidades parecem fantasma, o que contribui para um crescente clima de ansiedade e medo.
Porém, a verdade é que nem tudo neste cenário é mau. Por exemplo, em Veneza, em Itália, um dos países mais afetados pelo novo coronavírus, a ausência de turistas e lanchas nos seus canais fez as águas recuperar o seu brilho.
Nunca tendo visto as águas tão cristalinas, os habitantes apressaram-se a partilhar fotografias da linda paisagem. Neste momento, a água está tão límpida que dá para ver o fundo, e a fauna marinha começa aos poucos a ressurgir!
Agora, é possível ver peixes, cisnes e patos nos canais de Veneza, nas águas de Burano e nas fontes de Roma. Até golfinhos foram vistos em Cagliari, na Sardenha, a brincar serenamente perto das docas.
Por ser uma cidade tão turística, Veneza e os seus canais estão sempre afetados pela poluição dos barcos a motor.
A cessação de todas as atividades e a obrigação de ficar em casa fez a cidade parar, e deu uma oportunidade à natureza de ganhar vida.
Levels of nitrogen dioxide pollution are inching back up over China. Definitely not a surge above pre-crisis levels, just factories and transport starting to run again. Steep drop in northern Italy. pic.twitter.com/8vY3zcYU9k
— Centre for Research on Energy and Clean Air (@CREACleanAir) March 13, 2020
Para além disso, os satélites de monitorização de poluição da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA) detetaram reduções de dióxido de nitrogênio (NO2) significativas na China.
As imagens de satélite divulgadas pelo Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (CREA) revelam uma diminuição drástica da poluição do ar na China e no Norte da Itália, a partir do decreto da quarentena com o objetivo de evitar o contágio.
A cor vermelha representa níveis de dióxido de hidrogénio (NO2) altos, libertados maioritariamente por veículos e indústrias, e a diferença entre janeiro e março é realmente incrível.
Apesar de tudo, esta pandemia acabou por trazer um benefício inesperado ao planeta Terra, provando que se quisermos, conseguimos reverter os estragos provocados ao longo do tempo.