Artistas escondem esculturas de cortar a respiração nas florestas de Dinamarca para encorajar visitantes

858

O artista dinamarquês Thomas Dambo é bem conhecido por fazer esculturas incríveis e gigantescas a partir de materiais reciclados e aninhando-os profundamente nas florestas de Copenhaga.

Segundo o site do artista, Dambo sempre se interessou por construir coisas. Enquanto estudava carpintaria, “cansou-se da repetitividade e inscreveu-se na Kolding School of Design, da qual se formou em 2011”.

A sua arte está agora a atrair visitantes locais e internacionais para a área para ter um vislumbre dos seus gigantes e trolls de madeira hipnotizantes.

Thomas trabalha com uma equipa de voluntários que reúnem materiais e ajudam a construir e instalar as esculturas que ele imagina – e cada um é nomeado em homenagem a uma pessoa que doou o seu tempo ao projeto para ajudar a mostrar a sua apreciação.

Utilizando materiais recuperados, como madeira, centenas de paletes e cercas, as esculturas passam a viver sem produzir mais resíduos ou tirar recursos naturais. Thomas espera inspirar as pessoas a divertir-se e pensar no lixo como um recurso.

Se alguma vez se encontrar nessa área e encontrar uma escultura, também encontrará uma das pedras gravadas de Thomas nas proximidades. Cada uma tem um enigma que o ajudará a encontrar a próxima obra de arte. É como uma grande aventura ao ar livre!

Para aqueles que não conseguem decifrar os enigmas, há ainda um mapa online disponível que os ajudará a caçar esses tesouros gigantes – afinal, não adianta impedir que as pessoas os encontrem!

Para além do elemento estético, muitas das peças também acrescentam algo prático à terra ao seu redor – algumas agem como pontes, por exemplo. Um gigante adormecido foi instalado num lugar onde os sem-abrigo costumam dormir, e foi projetado para os abrigar.

Enquanto a maioria das esculturas de Thomas Dambo estão na Dinamarca, ele agora está a construir tesouros em todo o mundo, da Coreia do Sul a Porto Rico.

Há agora vários nos EUA também – três estão atualmente em exposição na Flórida, Kentucky e Illinois. Enquanto alguns podem achar os trolls e os gigantes um pouco assustadores, há muito tempo que eles são uma referência no folclore do norte da Europa.

Os trolls são comuns na mitologia nórdica e tendem a habitar em rochas isoladas, montanhas ou cavernas – daí a sua colocação nas florestas. Eles costumam ter qualidades mágicas nas histórias contadas sobre eles, embora muitas vezes persigam as pessoas das florestas em vez de as convidar a entrar.

Os gigantes eram também figuras fascinantes da mitologia nórdica. Nos mitos, eles possuem força sobre-humana e vivem em grandes casas feitas de pedras ou construídas em montanhas no deserto.

A paixão, o talento e o amor de Thomas pelo planeta e a sua paisagem natural uniram-se para dar origem a algumas das obras de arte mais originais que já vimos.

“Espero que a minha arte inspire as pessoas a ver o grande potencial de reciclagem e cuidar melhor do nosso planeta”, disse o artista.

Veja as imagens e PARTILHE!

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais