Grupo peruano lança pratos compostáveis feitos de folhas de bananeira

691

Hoje vamos dar-lhe a conhecer um projeto chamado “Bio Plant”, lançado pelos Chuwa Plant, um grupo de jovens do Peru, com o objetivo de utilizar menos plástico.

O grupo criou pratos biodegradáveis, feitos de folhas de bananeira, por forma a conseguir reduzir a poluição do ambiente – cada folha de bananeira usada é um artigo de plástico a menos a poluir a Terra.

Estes pratos decompõem-se em apenas 2 meses, ao contrário dos de plástico, que levam até 500 anos para se decompor, provocando danos tremendos à vida selvagem e dos oceanos.

O projeto só foi possível devido ao cofinanciamento do Programa Innóvate Peru, que os jovens ganharam no concurso Bio Challeng, destinado a apoiar soluções de sustentabilidade inovadoras.

Assim, o grupo conseguiu projetar e fabricar máquinas especializadas, como um prensador, um expedidor e cortador, com as quais produzem os pratos biodegradáveis. O equipamento permite-lhes fabricar 50.000 pratos por mês.

Josué Soto, o líder do projeto, revelou que estão a trabalhar diretamente com pequenos produtores da Amazónia peruana, a quem pagam com uma quantia justa e treino técnico para aproveitar as perdas do cultivo de bananas.

Os Chuwa Plant criaram ainda pratos com celulose de papel e papelão, e todos eles são descartáveis e resistentes a várias temperaturas e líquidos, inclusive os de folhas de bananeira. Os pratos têm forma retangular (22cm x 16cm x 3cm) e não são cancerígenos.

Já começaram a ser usadas em comemorações tradicionais e por clientes em várias zonas do país, mas o grupo pretende inserir-se no mercado de restaurantes naturais e vinícolas ecológicas.

“O preço aproximado de venda dos nossos pratos é de 26 a 31 euros (por 100 pratos), conforme a espessura da chapa. Porém, com o tempo, pode tornar-se mais acessível a todos os consumidores”, explicou Soto.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais