Kansas City recusa-se a deixar veteranos sem abrigo e constrói pequenas aldeias com casas para eles
A razão pela qual tantos veteranos moram nas ruas nos EUA varia, e o problema dos sem-abrigo é uma questão séria que precisa de ser tratada com urgência.
De acordo com dados do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA, há mais de 40.000 veteranos sem-abrigo no país em qualquer noite.
As organizações de veteranos de todo o país estão cientes desse problema e estão a fazer a sua parte ao construir pequenas casas para os veteranos viverem enquanto se recuperam.
Uma das que deu esse passo é uma organização sem fins lucrativos chamada Clara White Mission em Jacksonville, na Flórida.
Devido a uma variedade de distúrbios, deficiências e condições médicas, como transtorno de stress pós-traumático e dependência de drogas, os veteranos voltam do serviço e ficam sem emprego e, eventualmente, sem casa. Então, são forçados a viver nas ruas, com pouca ou nenhuma esperança de mudar as suas circunstâncias desesperantes.
Felizmente, organizações como a Clara White Mission estabeleceram como objetivo ajudar a fazer a diferença na vida desses veteranos sem-abrigo, oferecendo-lhes um lar até que possam dar-se ao luxo de se mudar e viver na sua própria residência permanente.
A organização sem fins lucrativos construiu um bairro de pequenas casas a ser habitadas por veteranos sem-abrigo, e optou por localizá-lo estrategicamente perto da sua sede.
A Clara White Mission também procura capacitar e estimular a autonomia dos veteranos, permitindo-lhes ajudar a construir as suas próprias casas.
Ju’Coby Pittman, CEO da organização, pretende aumentar a consciencialização sobre a situação dos veteranos em todo o país.
“Eles sacrificaram muito pelo nosso país e agora precisam da nossa ajuda. Estes homens e mulheres merecem viver o resto das suas vidas sem se preocupar com ter um espaço para dormir à noite. Eles merecem o nosso respeito. Eles merecem conforto, abrigo e calor”, disse.
Cada casa mede cerca de 18,5m2 e está equipada com tudo o que é necessário, como uma cama para dormir, um lugar para ler e uma área para descanso.
A Clara White Mission também pretende tornar-se verde no projeto, pelo que se uniu a uma empresa local que constrói casas minúsculas usando materiais reciclados e recuperados. Além de reduzir custos, isso tornará todo o projeto amigo do meio ambiente.
Existem também outras organizações no país, como o Projeto da Comunidade de Veteranos em Kansas City, Missouri, que iniciaram um projeto idêntico.