Dê fim à famosa “manha” das crianças!
As crianças podem ter feitios muito complicados, e não é fácil criá-las no meio de birras e acessos de raiva.
Contudo, tudo se consegue com persistência e educação. Cabe aos pais contrariar as tendências negativas dos filhos, através de estratégias como:
-
Demonstrar afeto
A criança deve sentir-se amada, pelo que os pais não devem inibir-se de mostrar isso. Mesmo nos momentos de tensão, não devem gritar nem maltratar – o ideal é falar com clareza e ternura.
-
Explicar o porquê das suas respostas
Os pais devem sempre procurar explicar calmamente porque é que negaram algo aos filhos, para que elas tenham oportunidade de compreender de verdade.
-
Utilizar métodos pedagógicos
Podem criar um código de comportamento que a criança deve seguir, com limites bem definidos. Não tenha medo de procurar e utilizar vários métodos.
-
Mostrar que se importa
No final do episódio de tensão, os pais devem ajudar a criança a perceber porque é que a sua atitude não foi correta, mas que é possível mudar, e que aquilo que sentem por ela não mudou. Quando tudo estiver mais calme, abracem-na e digam-lhe o quão importante é.
-
Ser firme
Por mais difícil que possa ser, os pais nunca se devem deixar levar pela raiva. É importante não gritar de volta para a criança – o ideal é não lhe fazer as vontades, esperar que ela se acalme e então conversar.
Se os pais derem à criança o que ela quer quando faz birra, inevitavelmente ela vai aprender que consegue os seus desejos dessa forma e será mais difícil acabar com esse comportamento.
PARTILHE!