Dê fim à famosa “manha” das crianças!

763

As crianças podem ter feitios muito complicados, e não é fácil criá-las no meio de birras e acessos de raiva.

Contudo, tudo se consegue com persistência e educação. Cabe aos pais contrariar as tendências negativas dos filhos, através de estratégias como:

  • Demonstrar afeto

A criança deve sentir-se amada, pelo que os pais não devem inibir-se de mostrar isso. Mesmo nos momentos de tensão, não devem gritar nem maltratar – o ideal é falar com clareza e ternura.

  • Explicar o porquê das suas respostas

Os pais devem sempre procurar explicar calmamente porque é que negaram algo aos filhos, para que elas tenham oportunidade de compreender de verdade.

  • Utilizar métodos pedagógicos

Podem criar um código de comportamento que a criança deve seguir, com limites bem definidos. Não tenha medo de procurar e utilizar vários métodos.

  • Mostrar que se importa

No final do episódio de tensão, os pais devem ajudar a criança a perceber porque é que a sua atitude não foi correta, mas que é possível mudar, e que aquilo que sentem por ela não mudou. Quando tudo estiver mais calme, abracem-na e digam-lhe o quão importante é.

  • Ser firme

Por mais difícil que possa ser, os pais nunca se devem deixar levar pela raiva. É importante não gritar de volta para a criança – o ideal é não lhe fazer as vontades, esperar que ela se acalme e então conversar.

Se os pais derem à criança o que ela quer quando faz birra, inevitavelmente ela vai aprender que consegue os seus desejos dessa forma e será mais difícil acabar com esse comportamento.

PARTILHE!

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais