O Coronavírus pode resistir vários dias numa superfície, mas o contágio é improvável segundo o Instituto Superior de Saúde italiano

10.448

O novo coronavírus, COVID-19, que está a assolar a Europa, parece resistir durante horas ou dias em algumas superfícies, em especial quando estas não são desinfetadas com regularidade.

Porém, segundo o ISS (Instituto Superior da Saúde italiano), apesar de não poder ser excluído, o contágio por essa via é considerado improvável, sendo o mesmo aplicado a alimentos e objetos usados frequentemente.

“Os dados mostram que o vírus pode sobreviver de algumas horas até alguns dias, pois em algumas superfícies permanece completamente protegido e não exposto a limpeza, desinfeção ou fenómenos naturais como a luz solar e a chuva. Também sabemos que é muito sensível aos desinfetantes à base de cloro e álcool e é transmitido por gotículas ou contacto com as mãos”, afirmou Silvio Brusaferro, o presidente da ISS.

“A melhor forma de prevenção é lavar as mãos com frequência e corretamente. Além da higiene ambiental, a higiene ambiental é importante”, acrescentou ainda, uma vez que as mãos são dos maiores veículos de transmissão do vírus.

Em suma, é importante lavar as mãos correta e frequentemente e desinfetar utensílios domésticos que sejam muito utilizados.

“Lembrem-se de desinfetar os objetos que usam muito, como o telemóvel, auscultadores, entre outros, com um pano humedecido com produtos à base de álcool ou água sanitária”, concluiu Silvio Brusaferro.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais