O exercício físico torna-se muito mais eficaz se estes 7 alimentos estiverem presentes na sua rotina alimentar
Praticar exercício físico é muito importante para manter a saúde física, e até mental, e também para ajudar a distrair e relaxar.
Contudo, fazer exercício não chega para se ser o máximo saudável possível, e por isso deve sempre ser aliado a uma boa rotina de sono e uma alimentação equilibrada.
No geral, a dieta para as pessoas que praticam exercícios deve ser rica em proteínas, água, minerais, vitaminas e gorduras saudáveis, mas pode variar de acordo com o objetivo de cada uma.
Segundo especialistas da Mayo Clinic, o exercício físico pode determinar a necessidade de energia de cada um, pelo que devem tomar o pequeno-almoço pelo menos uma hora antes de começarem a exercitar-se, no caso de o fazerem de manhã.
Quanto às refeições principais, o melhor é fazê-las aproximadamente 4 horas antes do exercício físico, para que o sistema digestivo tenha tempo para desempenhar a sua função.
Relativamente a lanches e snacks, os especialistas aconselham a consumi-los pelo menos uma hora antes do exercício.
Os atletas podem apostar em saladas como refeições completas, porque oferecem os nutrientes, fibras e água necessários para cobrir o consumo energético.

A salada é um prato versátil que pode ser variado, tanto em vegetais como na fonte de proteínas.
Para potencializar os resultados do exercício físico e ajudar a recuperar a perda de massa muscular, os nutricionistas recomendam o consumo regular dos seguintes alimentos essenciais:
-
Ovo cozido
Rico em proteínas, este alimento tem pouco mais de 150 calorias por unidade, e contém aminoácidos, biotina, vitamina B12 e minerais como fósforo e zinco.
-
Abacate
Este alimento contém antioxidantes, ómega 3, sódio, potássio, vitamina A, cálcio, magnésio e ferro, ajudando a reduzir o colesterol e proporcionando uma sensação de saciedade que leva a comer menos e perder peso.
-
Carne branca
Carnes como o frango, o peru e o coelho são ótimas opções porque têm pouca gordura e oferecem vitaminas do complexo B, ajudando a fortalecer o tónus muscular.
-
Húmus
Feito à base de grão-de-bico, este alimento com baixo teor de gordura ajuda a eliminar a gordura abdominal e protege a saúde dos ossos.

-
Banana
Excelente fonte de potássio, a banana reabastece os níveis de glicose de forma equilibrada, e oferece vitaminas necessárias para a recuperação muscular.
-
Quinoa
A quinoa é um alimento rico em proteínas, fibras e antioxidantes que facilita a digestão e nos mantém saciados.
-
Arroz integral
A grande quantidade de aminoácidos e fibras presentes no arroz integral ajuda a recuperar a mucosa intestinal.