Os cães veem os donos como seus pais, diz estudo

1.724

Segundo a Revista Super Interessante, os cães olham para os donos como pais, razão pela qual muitos se comportam como bebés mesmo quando já têm uma idade avançada.

A veterinária Lisa Horn, da Universidade de Viena, na Áustria, realizou um teste com 22 cães, separados em 3 grupos.

Um terço dos cães passaria o teste sem o dono, outro terço com os donos em silêncio, e o último com os donos a encorajá-los a fazer a atividade, que consistia em interagir com alguns brinquedos e ganhar biscoitos em troca.

De acordo com a Revista, os cães que estavam acompanhados pelos donos passaram muito mais tempo a brincar.

Quanto aos que estavam sem o dono, nem as recompensas motivavam alguns deles a mexer nos brinquedos.

A conclusão da veterinária é que existe de facto uma “área de segurança”, isto é, os cães sentem-se mais seguros, confiantes e confortáveis quando estão com os donos. Sem os donos, todas as atividades parecem-lhes mais perigosas e sem graça, e curiosamente, é exatamente isso que acontece ente pais e filhos pequenos.

“Esta é a primeira evidência da similaridade entre o efeito de base segura encontrado na relação dono-cão e pai-criança”, explicou a especialista.

Esta investigação comprovou aquilo que todos nós já suspeitávamos: a ligação entre um cão e o seu dono baseia-se em emoções puras, segurança, confiança e muito amor.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais