“Os Simpsons” previram o discurso de Greta Thunberg’s sobre as alterações climáticas

1.366

Depois de inspirar milhões de pessoas a ir para as ruas pela Greve Global pelo Clima, Greta Thunberg, ativista climática de 16 anos natural da Suécia, falou com líderes mundiais durante a Cúpula da Ação Climática da ONU em Nova Iorque, no dia 23 de setembro.

Foi este o célebre discurso de Greta:

“Com os níveis de emissões atuais, o orçamento de CO2 restante será esgotado em menos de 8,5 anos.

Estamos no início de uma extinção em massa e tudo o que vocês falam é sobre dinheiro e contos de fadas do eterno crescimento económico. Como é que se atrevem?

Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com as vossas palavras vazias e, no entanto, eu sou uma das sortudas. Há pessoas a sofrer, a morrer.

Vocês estão a falhar connosco. Mas os jovens estão a começar a aperceber-se da vossa traição. Os olhos de todas as gerações futuras estão sobre vocês. E se vocês optarem por nos falhar, nunca iremos perdoá-los. Não vamos deixá-los escapar impunes. Mesmo aqui, agora, é onde traçamos a linha. O mundo está a acordar. E a mudança está a chegar, quer vocês gostem ou não.”

O discurso foi aplaudido por muitos por todo o mundo pela sinceridade relativamente ao estado do mundo. Mas agora, alguns fãs dos Simpsons acham que a série previu o discurso. Um vídeo tem sido amplamente partilhado, no qual se pode ver Lisa, personagem dos Simpsons, a tentar salvar Springfield da destruição ambiental.

No vídeo, Lisa fala sobre como Springfield tem apenas 50 anos pela frente, a menos que algo seja feito para evitar os danos das mudanças climáticas.

Os fãs dos Simpsons parecem convencidos de que o discurso é muito semelhante ao de Greta Thunberg.

Não seria a primeira vez que os Simpsons fizeram uma previsão assustadoramente precisa. No episódio 17 da temporada 11, “Bart to the Future”, a série fez uma piada sobre um futuro distópico no qual Donald Trump era eleito presidente. Pouco mais de 16 anos depois, isso aconteceu.

No 4º episódio da temporada 20, “Treehouse of Horror XIX”, que saiu em 2008, mostrou Homer a tentar votar em Barack Obama, apenas para a máquina de eleitores mudar o seu voto para John McCain. Na eleição seguinte, houve relatos de que máquinas de votação danificadas estavam a mudar os votos de Obama para Mitt Romney.

O filme dos Simpsons, lançado em 2007, descreveu a NSA como uma grande organização que espia todos os cidadãos americanos, e todos sabemos como isso foi.

Portanto, não seria impensável que Os Simpsons previssem mais um evento de notícias global, como este, protagonizado por Greta.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais