Pontes para animais sobre estradas estão a aparecer em todo o mundo

549

Atravessar a estrada é proibido, pois é extremamente perigoso. Imagine ter que atravessar para o outro lado da estrada no meio de veículos a circular a alta velocidade sem o auxílio de uma ponte – não se atreveria, certo?

Felizmente, a humanidade inventou viadutos para impedir que acidentes acontecessem, e o melhor é que agora esta ferramenta de segurança está a ser feita não apenas para nós, mas também para os animais.

As estatísticas mostram que só nos EUA, as colisões de veículos e animais custam US $ 8 biliões por ano. Algumas pessoas pensaram que a colocação de um sinal de alerta impediria isso, mas não podiam estar mais erradas.

Sempre que um animal atravessa a estrada, coloca a sua vida em risco, mas a verdade é que nenhum meio chegar ao outro lado estava disponível para eles até à criação das novas pontes.

Estas pontes são construídas na parte das estradas em que assiste a muitas passagens de animais, e para incentivá-los a usá-las, são cobertas com vegetação.

Pode ser a primeira vez que ouve falar em pontes para animais, mas, surpreendentemente, elas não são novidade. Têm sido construídas desde os anos 1950, primeiramente no território francês.

A Europa tornou-se defensora das instalações de pontes para animais desde então. Só na Holanda, existem atualmente 66 passagens construídas para a vida selvagem. Entre elas está a maior ponte para animais do mundo, chamada Natuurbrug Zanderij Crailoo, com 800 metros de extensão, acima de estradas, rios e edifícios.

No Canadá e nos EUA, pontes para animais têm estado em construção ao longo dos últimos 30 anos.

A ponte Nutty Narrows Bridge, em Nova Jersey, é feita para que os esquilos possam atravessar a estrada facilmente.

Na Austrália, uma ponte na Ilha do Natal permite que cerca de 50 milhões de caranguejos vermelhos sigam a sua rota migratória todos os anos.

No Canadá, o Banff National Park possui 44 estruturas individuais de travessia da vida selvagem em toda a propriedade. Estas instalações estão a mostrar-se eficazes, pois o parque registou uma redução de mais de 80% nas colisões entre animais e veículos desde que foram construídas.

Mais e mais pontes para animais serão instaladas nos EUA em breve – atualmente, o Estado de Washington está a construir uma na autoestrada interestadual 90 e, no outono de 2020, serão plantadas as vegetações que tornarão a passagem superior atraente para os animais.

Eles merecem ter essts ferramentas de segurança viária tanto quanto nós, e é muito bom ver que muitas dessas pontes estão a ser construídas por todo o mundo.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais