Proprietários de veículos recreativos estão a empresta-los a profissionais de saúde que precisam de um lugar para se auto-isolar

530

Nesta altura de pandemia, as pessoas com maior risco de contágio são os profissionais de saúde, que estão na linha da frente do combate.

Regressar a casa após os seus turnos e estar com as suas famílias costumava ser uma recompensa, mas durante estes tempos conturbados, tornou-se um pesadelo, pois não sabem ao certo se podem ou não ser portadores do Covid-19 e têm medo de infetar os seus.

Para os proteger as suas famílias, muitos profissionais de saúde estão a tomar precauções extras em casa – alguns dormem nos seus pátios, garagens ou em qualquer outro lugar mais distante.

No caso do médico de emergência Mark Quale, ao início a rotina dele consistia em tirar a roupa na varanda da frente, ir diretamente para a casa de banho e desinfetar-se por completo. Ele tem dois filhos pequenos, uma esposa e uma sogra idosa em casa e sabe que, se não tomar cuidado, poderá transmitir-lhes o vírus.

Mas agora, o médico de Burlington, na Carolina do Norte, já pode ficar mais descansado pois pode isolar-se confortavelmente. Graças a um grupo no Facebook chamado “RVs 4 MDs”, Mark pode manter a sua família segura, permanecendo num trailer de 10 metros que lhe foi emprestado por desconhecidos.

O grupo “RVs 4 MDs” combina profissionais de saúde (MDs) com proprietários locais de veículos recreativos (RVs) dispostos a emprestar-lhos.

Tudo começou quando Emily Phillips, esposa do médico de emergência Jason Phillips, publicou no seu Facebook se alguém tinha um trailer que pudesse emprestar ao seu marido para ele poder ficar em isolamento. Felizmente, uma mulher chamada Holly Haggard fez questão de oferecer o seu a Jason durante este período.

 

“Antes de termos o veículo, eu estava nervosa. Sempre que o meu marido entrava pela porta ou tocava em alguma coisa, eu pensava que íamos apanhar o vírus, incluindo o meu bebé. Mas agora que ele está lá, estou de volta à minha vida, focada no meu trabalho a tempo inteiro e nos meus filhos, e isso mudou completamente a nossa situação”, disse Emily.

Sabendo que inúmeras famílias tinham o mesmo dilema, Emily e Holly criaram o grupo, que é uma organização voluntária completa, com conselho de administração e uma rede de voluntários por todo o país.

Kelsey e Tim Webb foram os desconhecidos que emprestaram o seu veículo a Mark. Mesmo nunca os tendo conhecido, Tim conduziu 2 horas e meia e deu as chaves a LaRayne Quale, a esposa de Mark, garantindo-lhes que o profissional de saúde poderia usá-lo pelo tempo que precisassem.

Para LaRayne, receber tanta gentileza da parte de completos estranhos é algo muito emocionante. Ainda assim, perguntou ao casal se queriam que cobrissem o seguro, mas eles recusaram. “Disseram que estão a orar e a torcer por nós”, contou LaRayne.

A cada hora, surgem novas publicações no grupo do Facebook, pelo que precisam de mais voluntários para liderar os diferentes estados. Emily, Holly e a restante equipa esperam expandir o projeto ao Canadá e criar um site oficial.

Mesmo após o fim da crise do novo Coronavírus, planeiam continuar a iniciativa, pois acreditam que “haverá sempre necessidade de abrigo”.

Agora, mais do que nunca, os nossos profissionais de saúde precisam da nossa ajuda e cooperação.

Caso tenha um trailer que não necessite durante a quarentena, por favor considere emprestá-lo aos médicos e enfermeiros da sua região.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais