Médico devolve visão a mais de 100 mil pessoas em situação vulnerável no Nepal

577

Hoje vamos dar-lhe a conhecer Sanduk Ruit, um oftalmologista nepalês que sempre quis ser médico. Infelizmente, Sanduk viu os irmãos morrer vítimas de doenças facilmente curáveis, e apesar do sofrimento, isso acabou por motivá-lo ainda mais a estudar medicina.

O Dr. Sanduk faz questão de viajar de cidade em cidade, no Nepal, para operar pessoas com cataratas, condição que pode levar à cegueira, tendo já operado mais de 130 mil pessoas carenciadas.

Juntamente com a sua equipa, o oftalmologista desloca-se até às regiões mais remotas para ajudar quem não tem recursos.

Segundo o próprio, já chegou mesmo a caminhar durante 7 dias com os equipamentos necessários para intervencionar pessoas com cataratas.

Como homenagem ao Dr. Sanduk, o canal Great Big Story, que dá a conhecer histórias de pessoas inspiradoras, publicou um vídeo sobre ele.

No Nepal, tratar cataratas custa entre 250 e 400 dólares, mas o Dr. Sanduk sobra menos de 3 dólares pelos seus serviços.

Por forma a curar cada vez mais pessoas, a equipa Tilganga Institute of Ophthalmology in Kathmandu (organização sem fins lucrativos criada pelo Dr. Sanduk) já treinou 650 oftalmologistas.

Quanto às cirurgias em si, estas são muitas vezes realizadas onde é possível, como salas de aulas, estábulos, tendas ou nas casas dos próprios doentes, por falta de espaços próprios. Naturalmente, o Dr. Sanduk faz questão de higienizar tudo antecipadamente, para não colocar os pacientes em risco de infeção.

Veja o vídeo e PARTILHE!

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais