Sem turistas e barcos, os canais de Veneza ficam limpos e os animais recuperam os seus espaços
Mesmo nos momentos mais difíceis, é importante tentar ver o lado positivo. Neste momento, o mundo inteiro está a braços com uma assustadora pandemia, que obrigou muitos países a parar o seu funcionamento normal.
As pessoas estão fechadas em casa de quarentena, as ruas vazias, as cidades parecem fantasma, o que contribui para um crescente clima de ansiedade e medo.
Contudo, a verdade é que nem tudo neste cenário é mau. Por exemplo, em Veneza, em Itália, um dos países mais afetados pelo novo coronavírus, a ausência de turistas e lanchas nos seus canais fez as águas recuperar o seu brilho.
Como nunca tinham visto as águas tão cristalinas, os habitantes apressaram-se a partilhar fotografias da linda paisagem. Neste momento, a água está tão límpida que dá para ver o fundo, e a fauna marinha começa aos poucos a ressurgir!
Atualmente, é possível ver peixes, cisnes e patos nos canais de Veneza, nas águas de Burano e nas fontes de Roma. Até golfinhos foram vistos em Cagliari, na Sardenha, a brincar serenamente ao pé das docas.
Here’s an unexpected side effect of the pandemic – the water’s flowing through the canals of Venice is clear for the first time in forever. The fish are visible, the swans returned. pic.twitter.com/2egMGhJs7f
— Kaveri 🇮🇳 (@ikaveri) March 16, 2020
Por ser uma cidade tão turística, Veneza e os seus canais estão sempre afetados pela poluição dos barcos a motor.
A cessação de todas as atividades e a obrigação de ficar em casa fez a cidade parar, e deu uma oportunidade à natureza de ganhar vida.