Um ser humano saudável deve soltar gases cerca de 14 a 23 vezes por dia!

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Grande parte das pessoas que leva uma má alimentação liberta uma quantidade de gases bastante exagerada.

Porém, mesmo quando mudam o seu estilo de vida e se tornam mais saudáveis, algumas pessoas continuam com muitos gases.

Sabe-se que vários alimentos saudáveis e ricos em fibras, como o repolho, feijão, lentilhas, couve e brócolos, causam flatulência. Mas qual a explicação científica? Segundo os especialistas, estes alimentos aumentam os níveis de bactérias intestinais benéficas, após apenas alguns dias da sua ingestão.

Por isso, se uma pessoa liberta alguns gases, pode significar que as bactérias do seu intestino estão a trabalhar bem e a tentar mantê-la saudável. Em média, um humano saudável deve soltar entre 14 a 23 gases por dia.

“Comer alimentos que provocam gases é a única forma de os micróbios no intestino obterem nutrientes. Um indivíduo saudável pode ter até 18 gases diários e ser perfeitamente normal”, frisou Purna Kashyap.

De acordo com a especialista, quando as bactérias decompõem a comida, criam gases, e também criam as moléculas que melhoram o sistema imunitário, protegem o revestimento do intestino e protegem infeções.

Ao aumentar o consumo de fibra, vai estar a alimentar as bactérias intestinais boas, e isso pode até ajudar a emagrecer.

Segundo Kashyap, os gases provocados pelas colónias da microbiota não têm odor. “É simplesmente o dióxido de carbono, hidrogénio ou metano. Mas às vezes, um pouco de enxofre aparece, e é daí que vem o mau cheiro”, explica.

A título de exemplo, os brócolos e o repolho possuem um composto de enxofre chamado sulforafano, muito associado a uma redução do risco de cancro.

“Se o gás e inchaço começam a interferir com a sua qualidade de vida, é melhor consultar um médico, mas não culpe imediatamente a sua dieta”, disse a especialista.

Kashyap acrescentou ainda que muitas das pessoas que se queixam de ter muitos gases, na verdade não geram mais que as outras – apenas estão mais conscientes.

Portanto já sabe, mesmo que sinta alguns gases depois de comer feijão ou repolho, não elimine as fibras da sua alimentação – elas são muito importantes.

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