Táxis “voadores” cruzam rio Sena para desentupir Paris

3.103

Se imaginar táxis voadores, provavelmente pensa num cenário bem futurístico, ou até mesmo um filme de ficção científica. Porém, parece que está na altura deles na vida real…

A startup francesa SeaBubbles tem dois protótipos em teste no rio Sena, que ilumina Paris. Nos ensaios, o hydrofoil 100% elétrico só pode navegar a uma velocidade máxima de 30 km/hora, numa rota pré-definida entre Issy-les-Moulineaux e Bercy.

Caso tudo corra bem até ao final do mês, é possível que estes táxis “voadores” sejam oficialmente lançados na próxima Primavera.

A SeaBubbles adotou o princípio do aerobarco desenhado pelo navegador Alain Thébault, um dos fundadores da empresa francesa juntamente com Anders Bringdal.

“Misturámos as ideias-chave de um automóvel, um avião e um barco num veículo único”, explica o designer gauês.

Na prática, dois pequenos motores elétricos acionam as hélices para o veículo navegar entre os 11 e os 15 km/hora, até se elevar sobre os quatro patins, entre os 50cm e 1m de altura.

Reduzindo o atrito em 40%, o hydrofoil pode atingir uma velocidade máxima de 46 km/hora, o que contribui para uma maior autonomia das baterias elétricas.

Algumas cidades como Roterdão e Amesterdão estão bem atentas ao projeto, por causa dos muitos canais fluviais que as cercam.

Tendo em conta o trânsito constante que entope as grandes cidades europeias, talvez seria boa ideia testar estes “táxis voadores” por cá, não acha?

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise. Aceitar Ler Mais