Na Grécia, a administração local da ilha Anticítera está a oferecer habitação, terreno e um salário mensal de aproximadamente 500 euros durante os primeiros 3 anos a quem estiver disposto a mudar-se para lá, como forma de incentivo ao repovoamento do local.
Anticítera é um mini paraíso no Mar Egeu, que em conquistado pessoas de todo o muindo devido à sua beleza natural e paisagens estonteantes.
Também foi lá que foi descoberto a espécime de computador mais antiga de sempre, conhecida como “Máquina de Anticítera”. Esta máquina é uma calculadora mecânica que remonta a 100 a.C., com o objetivo de prever as fases solares e lunares.
Com o tempo, Anticítera perdeu muito o interesse por parte das populações, e por consequência da diminuição da taxa de natalidade e da migração de jovens adultos para outras cidades à procura de melhores condições, tem apenas 20 habitantes atualmente.
Para que esta linda joia do Mediterrâneo não acabe por ser esquecida, iniciou-se uma campanha de recrutamento online que oferece alojamento gratuito e pagamento assegurado nos primeiros 36 meses de residência. O projeto conta com a ajuda e patrocínio da Igreja Ortodoxa da Grécia.
Embora a intenção seja principalmente atrair famílias gregas com crianças, cidadãos estrangeiros também podem concorrer.
Entretanto, já se mudaram para lá algumas famílias, e por isso a antiga escola local que estava fechada há mais de 24 anos foi reaberta.
Anticítera está localizada relativamente longe do resto da Grécia, a 2 horas de navegação até Creta e 4 até Lacónia, na Grécia Continental, mas as ofertas para novos moradores são muito tentadoras – principalmente para quem não se importa com a ideia de viver num sítio calmo, afastado da confusão.
Há cada vez mais pessoas a candidatar-se, cujas adesões serão avaliadas por uma pequena comissão que prioriza famílias com filhos ou com intenção de os ter.
PARTILHE!